Equipe

O Docente

O turismo, como área de conhecimento multidisciplinar, requer para a formação de seus profissionais um corpo docente com qualificação diversificada – em Ciências Humanas, Exatas e Biológicas – e experiência na administração e no planejamento de suas atividades.

Para oferecer seus cursos, o CET/UnB conta com um corpo docente constituído por profissionais com formação nos diferentes níveis de titulação: pós-doutores, doutores, mestres e especialistas. Esta heterogeneidade permite ao aluno contato com as múltiplas perspectivas relacionadas à atividade turística, que incluem desde seus impactos socioculturais, econômicos e ambientais, até as técnicas de bom atendimento e gestão de negócios.

Cada professor busca uma ação integrada e integradora de sua linha de pesquisa com as dos demais docentes que participam da formação do aluno, possibilitando, assim, uma visão abrangente do universo do turismo.

A seguir, o corpo docente que compõem o quadro do CET:

 

Pesquisadores Permanentes  

 

  • André de Almeida Cunha. Possui graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), Licenciatura plena pela UFRJ (2002) e mestrado em Ecologia pela UFRJ (2005). É doutor em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, a principal área de interesse é a conservação da biodiversidade, áreas protegidas, monitoramento ambiental, manejo de fauna e a interação destes temas com visitação e turismo em áreas naturais. Tem experiência como tutor presencial e tutor à distância no curso de licenciatura em ciências biólogicas do Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de Janeiro. Trabalhou junto ao Ministério do Meio Ambiente por meio da agência alemã de desenvolvimento, além de trabalhos pontuais com diversas instituições na área ambiental. Hoje é professor adjunto do Dept Ecologia da Universidade de Brasília. Atua principalmente nos seguintes temas: áreas protegidas, biodiversidade, monitoramento ambiental, ecologia de mamíferos, mata atlântica, amazônia, ecoturismo, primatas, políticas públicas para conservação da natureza, sistemas de informação geográfica SIG, ecologia da paisagem, estimativas de abundância - distance. Lattes.
  • Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
  •  Donaria Coelho Duarte. Possui graduação em Ciencias da Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é Professora Adjunta do Curso Gestão de Agronegócios da Universidade de Brasília - Unidade Planaltina. Sua linha de pesquisa inclui os seguintes temas: comunidades de prática, portal de relacionamento e turismo inclusivo. Lattes

·       Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

  • Eloísa Pereira Barroso . Possui graduação em Letras pela Universidade de Brasília (1997), mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2004), doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2008). Atualmente é professora adjunta da Universidade de Brasília do Departamento de História. Tem experiência na área de Sociologia e Literatura com ênfase em Sociedade e Transformação, atua principalmente nos seguintes temas: história, literatura, memória e cultura. Lattes.
  • Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  • Everaldo Batista da Costa. Geógrafo e doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo FFLCH-USP. Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade de Brasília GEA-UnB. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, Geografia e Turismo, Patrimônio e Território. Atua em Grupos de Pesquisa CNPq junto à UNESP / Rio Claro-SP e à USP / São Paulo-SP. Professor associado ao Laboratório de Geoiconografias (LAGIM / GEA-UnB) e ao Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa sobre Patrimônio, Memória e Território (LAPAT-UNESP / Rio Claro-SP). Lattes.
  • E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  • Helena Araújo Costa. É Professora Adjunta III da Universidade de Brasília, com filiação ao Departamento de Administração e atuação na graduação e no Mestrado em Turismo nesta universidade. É doutora em Desenvolvimento Sustentável, mestre em Turismo e Hotelaria e bacharel em Administração de Empresas. Tem experiência na gestão pública do turismo como Assessora Especial do Ministro do Turismo (Ministério do Turismo, Brasil, 2014 - 2015). Entre suas experiências internacionais estão a a colaboração com o International Center for Responsible Tourism (Reino Unido) e com a Universidade de Aveiro, como pesquisadora convidada. Dedica-se a temas como relações sociais de cooperação e conflito entre atores do turismo, competitividade, redes de pequenas empresas do turismo, turismo comunitário e desenvolvimento sustentável. Além disso, publicou artigos em periódicos nacionais e internacionais de renome na área de turismo, bem como participou de eventos científicos e comerciais ligados a este setor. Também é revisora de periódicos em turismo e administração no Brasil e no exterior. Em 2013, publicou o livro Destinos do turismo: percursos para a sustentabilidade (Editora FGV). Lattes.
  • Email:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  •  Iara Lucia Gomes Brasileiro. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília, mestre e doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor Adjunto 4 da Universidade de Brasília. Entre outras atividades na UnB, foi Chefe de Departamento e Diretora do Instituto de Ciências Biológicas. Hoje no Centro de Excelência em Turismo coordena o Núcleo de Turismo e Sustentabilidade, os Cursos de Pós-graduação lato sensu e o Curso de Graduação em Turismo. Coordena e participa de vários projetos na área do Turismo e Desenvolvimento Sustentável/Sustentabilidade, entre eles o Turismo Sustentável e Infância, voltado à prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes no Turismo. Lattes
  • Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  • João Paulo Faria Tasso. Professor Adjunto no Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB). Foi pesquisador visitante na School of Community Resources and Development/SCRD - Arizona State University/ASU. Mestre e Doutor em Desenvolvimento Sustentável pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB). Bacharel em Turismo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Membro efetivo do Laboratório de Estudos em Turismo e Sustentabilidade (LETS/UnB) e do Núcleo de Políticas Públicas em Turismo (NPPTUR/UnB). Foi Coordenador Geral do Projeto "Produção de Base Comunitária Associada ao Turismo", no âmbito do Projeto de Desenvolvimento do Turismo Sustentável (MTur/AECID/IABS), desenvolvido nas regiões dos Parques Nacionais de Jericoacoara (CE) e dos Lençóis Maranhenses (MA), e da APA do Delta do Parnaíba (PI). Membro filiado à Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR). Nos últimos anos tem atuado como professor universitário (mestrado e graduação do CET/UnB) e como coordenador de projetos técnicos (Ministério do Turismo - MTur). Os seus trabalhos permeiam os campos do Turismo e Desenvolvimento Sustentável, atuando principalmente nos seguintes temas: Turismo Sustentável, Desenvolvimento Local, Inclusão e Exclusão Social, Inclusão Socioeconômica e Socioprodutiva, Turismo de Base Comunitária, Economia Solidária e Comércio Justo. Lattes
  • E-mail: jpfariatasO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 
  • Karina e Silva Dias Possui Pós-doutorado em Poéticas Contemporâneas - Universidade de Brasília (2009-2010). Doutorado em Artes pela Universite Paris I - Panthéon Sorbonne (2007). Master em Artes Plásticas e aplicadas Université Paris I - Panthéon Sorbonne (2004) , Mestrado em Artes - linha de pesquisa Poéticas Contemporâneas - pela Universidade de Brasília (2000) e graduação em Educação Artística - habilitação Artes Plásticas pela mesma universidade (1994). Atua na área de Artes, com ênfase em ensino e pesquisa em Poéticas contemporâneas, Artes Visuais, Historia da arte, Fenomenologia do olhar, Teoria e História da paisagem. Trabalha com vídeo-instalação e intervenção urbana, expondo no Brasil e no exterior. Foi professora da Escola Guignard - UEMG, atuando na graduação e pós-graduação. Desde agosto de 2011, é professora adjunta do Centro de Excelência em Turismo - CET da Universidade de Brasília, na área de Turismo, Arte e Cultura. Lattes.
  • Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 
  • Lana Magaly Pires. Possui graduação em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1980), especialista em Nutrição em Materno Infantil - Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981) mestrado em Saúde Pública - Escuela de Salud Publica de Mexico (1993) e doutorado em Antropologia pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (2002). Professora Adjunta do Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Nutrição e Antropologia. Lattes.
  • Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 
  • Luiz Carlos Spiller Pena. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula (1987), mestrado em Antropologia Social e doutorado na área Saneamento e Ambiente, ambos pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência profissional na área da docência em Arquitetura e Urbanismo, Turismo, Hotelaria e na administração pública. Lattes.
  • E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  • Maria Elenita Menezes Nascimento. É Ph.D em Computação (Engenharia de Software) pela University of Manchester, UK; Mestre em Ciências pelo Instituto de Pesquisas Espaciais, INPE - SP; Possui Aperfeiçoamento em Desenvolvimento e Políticas Públicas (IPEA); Especialista em Gestão e Liderança Universitária, IGLU/OUI/Universidade de Puebla, México; Aperfeiçoamento em Governo Eletrônico: Estratégias de Elaboração, Desenvolvimento e Implementação de Projetos, INEAM, OEA, OUI e UNISUL. Bacharel em Ciências Econômicas - Universidade Federal do Ceará - UFC. Especialização em Psicanálise pela ANPC-RJ. Foi Coordenadora de Pesquisa do Decanato de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade de Brasília; Fundadora do Departamento de Ciência da Computação da UnB; Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Ciência da Computação e Coordenadora de Extensão. Foi coordenadora acadêmica do Programa Sociedade da Informação do Brasil (SocInfo), Secretária Regional (Minas Gerais/Centro Oeste) da Sociedade Brasileira de Computação. Atualmente é pesquisadora associada senior do CET/ UnB. Atua em Planejamento Estratégico, Gestão da Informação e Prospectiva Estratégica. Lattes.
  • E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  • Mario Carlos Beni. Possui graduação em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal Fluminense(1968), mestrado em Ciências Sociais pelo Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo(1981) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo(1988). Tem experiência na área de Turismo. Atuando principalmente nos seguintes temas:Sistema Nacional de Turismo, Administração Pública e Turismo. Lattes.
  • E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  • Marutschka Martini Moesch (Coordenadora do Programa). Possui graduação em Ciências Sociais, bacharelado e licenciatura plena, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1982), graduação em Licenciatura Curta em Estudos Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979),Especialização em Educação pela UFRGS,(1988), Mestrado em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2004).Dedicou-se por mais de 30 anos como educadora ao ensino fundamental e médio , no setor público e privado,na área de estudos sociais e supervisão escolar, nos últimos 20 anos com ênfase no ensino superior na PUCRS, na UCS , e UNIFRA em comunicação social e turismo. Sua prática docente fundamenta-se na área da Comunicação, Turismo, Sociologia,Educação,Metodologias de Pesquisa atuando principalmente nos temas: epistemologia do turismo, planejamento e politicas publicas do turismo, lazer e animação sociocultural, desenvolvimento regional e sustentabilidade, turismo de base local e participação, pesquisa e ensino do turismo, metodologia de pesquisa e papel do conhecimento na emancipação e inclusão social. Atuou na Secretaria de Educação do Município de Porto Alegre e foi Diretorta do Porto Alegre Turiosmo de 1999 a 2004. Membro do Instituto Viamontes, OSCIP na área de desenvolvimento sustentável e humano, atualmente professora da Universidade de Brasília,na graduação em Turismo e no Programa de Pós-graduação em Turismo, do CET. Lattes.
  • E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 
  • Mozart Fazito Rezende Filho. Sou bacharel em Turismo pela União de Negócios e Administração, em Belo Horizonte, especialista em Turismo e Desenvolvimento Sustentável, pelo Instituto de Geociências da UFMG, mestre em Planejamento e Gestão do Desenvolvimento Regional e Urbano em um programa sanduíche entre a Universidade de Dortmund, na Alemanha, e a Universidade de Dar es Salaam, na Tanzânia, e doutor em Geografia, Planejamento e Política Ambiental pela Universidade Nacional da Irlanda (University College Dublin), além de ter sido bolsista de pós-doutorado da CAPES no Programa de Pós-graduação em Geografia da UFRN. Minha área de interesse é a relação entre turismo, lazer e desenvolvimento. Atualmente sou professor adjunto A do Centro de Excelência em Turismo da UNB, atuando na graduação e no programa de pós-graduação em turismo. Lattes
  • E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  • Neio Lucio de Oliveira Campos.  Diplomado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (1982), mestre em Planejamento Urbano pela Universidade de Brasília (1988) e doutor em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Na atualidade é diretor do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília. Professor do Departamento de Geografia e do Centro de Excelência em Turismo na Universidade de Brasília, onde ensina e pesquisa nos cursos de pós-graduação de Turismo e Geografia. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase nos seguintes temas: dinâmica inmobiliaria e estruturação intra-urbana, dinâmica socio-espacial, planejamento do desenvolvimento turístico e metodologia de pesquisa aplicada à Geografia e ao Turismo. Membro da Comissão de Ética da UnB e representante dos Centros junto ao Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da UnB. Lattes.
  • E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  • Neuza de Farias Araújo. Doutorado em Sociologia pela Université Paris VII Denis- Diderot França (1996). Pós Doutorado em Gênero e Economia pela Universidade do Porto Portugal (2009). Pós-Graduação em Alimentation et Culture pelo Institute d'Étude du Développement Economique et Social (IEDES) Université de Paris I (Panthéon-Sorbonne França Pesquisadora CNPq, Desenvolvimento Científico Regional ( 2002). Atualmente é Professora Adjunta na Universidade de Brasília (UnB). É Pesquisadora associada da Association Internationale des Sociologues de Langue Française (AISLF) (França-Canadá), integrando o grupo de pesquisa: Sociologia das Relações de Gênero- ( Université de Toulouse França). É Pesquisadora colaboradora do Instituto de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina ( IEG / UFSC). Professora convidada na Faculdade de Psicologia e Ciencias da Educação da Universidade do Porto- Portugal e do Centre de Recherche Sociologiques et Politique de Paris ( CRESPPA GTM/ CNRS) . Tem coordenado e participado de vários eventos nacionais e internacionais, com trabalhos apresentados e publicados. Têm se dedicado a realização de pesquisas e publicações nas áreas interdisciplinares abordando os seguintes temas: Mulheres Chefes de Família, Feminismo, Chefia Familiar Feminina, Transformações Sociais, Relações de Poder e Gênero. Lattes.
  • E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Pesquisadores Associados

 

  • Biagio Mauricio Avena. Pós-Doutor em Difusão do Conhecimento pelo DMMDC da FACED-UFBA, Doutor e Mestre em Educação pela UFBA, Especialista em Administração Hoteleira (UESC/SENAC - 1999), Diplomado em Língua e Literaturas Francesas pela Universidade de Nancy II, França, e Licenciado em Didática Especial da Língua Francesa pela UERJ UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Professor Permanente do Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento - DMMDC (UFBA/IFBA/UNEB/UEFS/LNCC/SENAI-CIMATEC) Líder do Grupo de Pesquisa Turismo, Viagens, Cultura e Lazer: canais de difusão do conhecimento. Expert e Consultor em Ensino e Pesquisa em Turismo e Hospitalidade. Associado do(a): CIRET - Centre Internacional de Recherche Touristique Aix en Provence França; ANPTUR - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo; e Instituto Foto-Vivência IFV (sócio-fundador). Lattes
  • Email:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  • José Aroudo Mota. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Brasília (1981), mestrado em Administração pela Universidade de Brasília (1994) e doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2000). Atualmente é professor de economia ambiental da Universidade de Brasília (CDS/UnB) e professor visitante da Universidade Federal do Amazonas. Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada/IPEA (aposentado). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Desenvolvimento Sustentável, atuando principalmente nos seguintes temas: economia ambiental, desenvolvimento sustentável, valoração de recursos naturais, gestão ambiental e economia aplicada. Lattes
  • Email:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

 


 

Eventos e datas importantes

Veja mais »

Notícias e informações

Revista Cenário

Edital 1/2017

Chamada de Artigos

 

O Comitê Editorial da Revista Eletrônica de Turismo, do Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade de Brasília (UNB) – Revista Cenário, torna público que receberá, no período de até 07 de agosto 2017, artigos científicos a serem publicados na edição referente ao Vol. 5, nº 8.

 

Serão aceitos trabalhos inéditos resultantes de pesquisa voltadas ao tema do turismo, hospitalidade e gastronomia, em língua portuguesa, espanhola, inglesa ou francesa.

 

A publicação dá oportunidade à revelação de pesquisas de alunos de pós-graduação e professores pesquisadores. Seguindo os critérios da Capes, a Revista Cenário entende a importância dos trabalhos orientados em mestrado, doutorado ou projetos científicos de grupos de pesquisa.

 

Serão aceitos trabalhos para as seguintes sessões: artigos e resenhas.

 

Os trabalhos encaminhados devem contemplar a área do Turismo, afeitos

à interdisciplinaridade e que representem avanço à área do conhecimento.

 

Salientamos que o prazo ora divulgado é permanente, mas os trabalhos submetidos até maio poderão ser publicados no primeiro semestre de 2017.

 

Maiores informações acesse: http://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/index

 

Dúvidas acesse: http://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/about/editorialTeam

 

Editora

Profª. Drª. Marutschka Martini Moesch

 


Veja mais »